Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Território Fashion - Patrícia Vieira

Patrícia Vieira

Uma Jornada de Paixão e Sucesso, na Moda do Couro

 

Nascida em 1956, Patrícia Vieira é uma renomada estilista brasileira, que se destacou no cenário internacional por sua paixão e talento em trabalhar com couro. Sua trajetória é marcada por uma busca incessante pela perfeição e pelo detalhe, características que a tornaram uma referência, no mundo da moda.

Em 1975, Patrícia mudou-se para Londres, onde trabalhou por quatro anos para a estilista Sally Mee. Foi nesse período que ela desenvolveu sua habilidade artesanal e refinou seu gosto pela alta costura. Ao retornar ao Brasil, em sua bagagem trouxe não apenas experiência, mas também, uma nova visão sobre moda e design.

Apaixonada pelo couro, Patrícia decidiu criar sua própria coleção de sapatos, e desde então, nunca mais deixou de trabalhar com esse material. Em 1998, ela fundou sua marca, com showrooms em Paris, Londres e Nova York, atendendo marcas internacionais duas vezes ao ano.

Patrícia Viera desfila no Fashion Rio desde 2004, sempre surpreendendo com suas criações inovadoras e sofisticadas. Sua marca é conhecida pela qualidade e pelo acabamento impecável de suas peças, que são feitas à mão, com materiais como couro pintado à mão, couro com efeito de laise, couro rendado, franjas e macramês.

Em 2016, Patrícia Viera recebeu o título “Honoris Causa” do Centro Universitário Belas Artes, onde também foi realizado seu desfile de Inverno. Esse reconhecimento é o reflexo da sua contribuição para a moda brasileira e para a internacional, e da sua habilidade em transformar o couro em peças de arte.

Patrícia é conhecida por seu compromisso com o couro sustentável, utilizando pigmentos naturais e buscando curtumes que adotem práticas ambientais responsáveis. Recentemente, no São Paulo Fashion Week, apresentou sua primeira coleção 100% carbon free e zero waste, em parceria com a Moss. Earth, empresa brasileira de soluções ambientais.

A transição para uma moda mais sustentável é liderada por sua filha, Andrea Vieira, que estudou Negócios da Moda, em Madri, e atua na marca desde 2008. Juntas, mãe e filha estão empenhadas em tornar a Patrícia Vieira uma marca totalmente sustentável, em um prazo de dez anos.

Recentemente, no São Paulo Fashion Week, Patrícia Viera apresentou sua última coleção como diretora criativa, passando o bastão para sua filha, Andrea Viera. O desfile foi marcado por um clima de festa e celebração, com modelos atravessando a passarela em texturas metalizadas e detalhes brilhantes, evidenciando o cuidado artesanal, que é característico da marca.

Além de seu compromisso com a sustentabilidade, Patrícia também se destaca pela qualidade artesanal de suas peças, produzidas em sua fábrica própria. Seu trabalho é marcado pela atenção aos detalhes e pela busca constante pela excelência, o que lhe rendeu o título de "rainha do couro".

A coleção mais recente da estilista, apresentada no SPFW, reflete seu compromisso com o couro sustentável e seu talento em criar peças únicas e elegantes. Com inspiração em vitrais do início do século 20 e silhuetas das décadas de 1930, 50 e 70, a coleção apresenta modelos femininos com cintura alta, mangas volumosas e golas altas, tudo produzido com materiais reciclados e tingimentos naturais. O ateliê da Patrícia Viera, hoje, funciona principalmente com peças sob medida, honrando a tradição do trabalho manual e artesanal.

Patrícia Vieira é um exemplo de como a paixão e o talento podem transformar a moda, cujo trabalho é marcado por sua dedicação à qualidade, ao design inovador e à sustentabilidade. Sua trajetória é um testemunho da importância do trabalho artesanal, exemplo inspirador de como é possível unir moda e responsabilidade ambiental, criando peças contemporâneas que são verdadeiras obras de arte.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email