Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curiosidade - Fuzileiro Naval

O Dia do Fuzileiro Naval

Uma honra com raízes históricas e um compromisso com a segurança nacional

 

O dia 7 de março é um marco significativo para os fuzileiros navais brasileiros, pois é o Dia do Fuzileiro Naval, uma data que carrega um profundo significado histórico e militar. A escolha dessa data remonta a um evento de grande importância que reflete a bravura e a dedicação desses militares.

Em 1808, um momento crucial na história do Brasil, a Família Real Portuguesa, liderada por Dom João VI, desembarcou no Rio de Janeiro, fugindo das tropas napoleônicas que invadiam Portugal. Foi nesse contexto que o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil foi criado, em 7 de março de 1808, com a missão de proteger a Família Real e garantir a segurança no novo território.

Desde então, os fuzileiros navais têm desempenhado um papel fundamental na defesa e na projeção do poder marítimo do Brasil. Com uma formação rigorosa e especializada, esses militares são reconhecidos por sua habilidade em operações terrestres, navais e fluviais, sendo uma força altamente capacitada e respeitada.

Além de suas atribuições militares, os fuzileiros navais também se destacam por seu papel em missões humanitárias, de paz e de auxílio à população em momentos de crise e desastres naturais, demonstrando sua versatilidade e compromisso com o bem-estar da sociedade.

Os fuzileiros navais são uma tropa de elite da Marinha, especializada em operações anfíbias. Sua principal função é garantir a segurança das instalações navais e realizar operações de desembarque em praias e áreas costeiras. Além disso, podem ser empregados em operações de reconhecimento, patrulhamento, resgate e evacuação de pessoal em áreas de conflito.

Para se tornar um fuzileiro naval, é necessário passar por um treinamento intenso e rigoroso, que inclui instruções de combate corpo a corpo, manejo de armas de fogo, técnicas de sobrevivência em ambientes hostis e operações de assalto anfíbio. Esses militares são treinados para agir em condições adversas, como terrenos alagados, pantanosos ou montanhosos.

Devido à sua versatilidade e capacidade de atuar em diferentes ambientes, os fuzileiros navais são frequentemente empregados em operações de segurança nacional e internacional, como em missões de paz da ONU e em operações de combate ao terrorismo. Sua presença é fundamental para a Marinha, pois garantem a proteção das instalações navais e contribuem para a projeção do poder marítimo do país.

O Dia do Fuzileiro Naval é uma oportunidade não apenas de celebrar a história e a tradição dessa instituição, mas também de reconhecer a coragem, a disciplina e o profissionalismo dos homens e mulheres que a compõem. É uma data para homenagear aqueles que, ao longo dos anos, têm dedicado suas vidas ao serviço da pátria, protegendo nossas fronteiras e garantindo a segurança de todos os brasileiros.

Fonte: http://www.dgp.eb.mil.br/

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email