Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Política - Guerra e Paz

Guerra e Paz

A humanidade alcançará, algum dia, a paz?

 

O que acontece com a humanidade? Já não basta acelerarmos as mudanças climáticas com nossas ações, criando climas extremos que causam inúmeros transtornos para nós mesmos e ainda custam a vida de tantas pessoas? Ainda precisamos espalhar a guerra pelos quatro cantos do planeta, como se espalhássemos sementes de girassóis?

Se olharmos para a Terra, hoje, a resposta é sim! A humanidade parece fazer questão de criar conflitos. Parece até piada, não é? Dá a impressão de que, sem mais nem menos, um grupo fica entediado e decide atacar um outro grupo ou país, apenas para quebrar a monotonia do cotidiano. Seria cômico, se não fosse trágico!!! Parece que o homem nunca está satisfeito com a terra que possui, com o poder que alcança, com o dinheiro que gasta. Sempre quer mais! Mais terra, mais poder, mais dinheiro. É a ganância que move a humanidade?!?

O mundo vive um momento delicado. Há, pelo menos, quatro áreas de conflitos armados: Rússia x Ucrânia, Israel x Hamas, Irã x Paquistão e a guerra no Iêmen, com um dos lados recebendo o apoio da Arábia Saudita. E estas são apenas as guerras que estão em foco atualmente, na imprensa mundial. Não podemos nos esquecer da tensa relação entre as Coreias, que tecnicamente ainda estão guerra, já que o conflito não chegou a um fim definitivo, na década de 50.

Segundo a BBC News Brasil, “conflitos armados em grande escala estão acontecendo, neste momento, em Burkina Faso, Somália, Sudão, Mianmar, Nigéria e Síria”. Vale lembrar que a guerra na Síria já dura 13 anos, mais do que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A grande preocupação, no atual momento, é que os diversos conflitos no Oriente Médio evoluam para um grande conflito armado, envolvendo os países da Região. O que seria um passo para uma Terceira Guerra Mundial, já que grandes potências mundiais, como Estados Unidos, China e Rússia, apoiam lados diferentes dos conflitos. E ainda há os rebeldes Houthis (Iêmen) atacando navios cargueiros que passam pelo Mar Vermelho, o que pode encarecer produtos, em todo o mundo.

E não pensem que o Hemisfério Sul está livre de problemas. Vejam a luta do Equador contra o crime organizado, que é quase um estado paralelo dentro do país. A Venezuela ameaça anexar Essequibo, uma região das Guiana rica em recursos naturais, como o Petróleo. Curioso, não? Se fosse um deserto sem nenhum recurso natural, a Venezuela insistiria tanto em apropriar-se da área?

Enfim, é interessante notar que, se os homens se esforçassem para acabar com a fome e a miséria no mundo, como se esforçam para ir à guerra e matar seus semelhantes, talvez a fome e a miséria já tivessem sido vencidas pela humanidade. Mas não! Mesmo havendo escolhas, a humanidade parece optar sempre pela guerra, violência e destruição. Pelo ódio! Até quando?

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email