Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Reflexão - Relacionamento

A importância da denúncia no relacionamento com um narcisista

O poder da voz na quebra do ciclo de abuso e humilhação

 

Se você está em um relacionamento com um narcisista, saiba que o silêncio é a arma oculta que perpetua o ciclo cruel do abuso. Inúmeras vezes, a vítima é mantida refém de um agressor, que encontra prazer sádico em minar sua autoestima, manipular suas emoções e humilhá-la. No entanto, esse silêncio não deve ser a prisão da vítima, mas sim, a senha para sua libertação.

Ao permanecer calada, a vítima inadvertidamente concede poder ao agressor narcisista. A manipulação alimenta-se do medo, da vergonha e da sensação de impotência que o silêncio impõe. É vital compreender que, por trás do rótulo de "loucura" por vezes atribuído às vítimas, está a história de alguém que foi alvo de controle, abuso emocional e narcisismo.

A denúncia torna-se, então, a ferramenta mais poderosa para romper as correntes do silêncio. A Lei Maria da Penha, criada para proteger as mulheres contra a violência doméstica, é um escudo que pode e deve ser utilizado. Denunciar é dar voz àqueles que foram silenciados, é expor o agressor e interromper a dança doentia do narcisista em busca de poder.

Ao encorajar as vítimas a pronunciarem-se, não estamos apenas defendendo a justiça, mas também, contribuindo para a reconstrução da autoestima e resiliência. A denúncia não é apenas uma ação legal; é um grito de liberdade, uma declaração de que a humilhação não será mais tolerada, e a dor não será mais sufocada.

A denúncia atua como um farol que revela a verdade por trás do relacionamento com um narcisista, arrancando a máscara do agressor e expondo a crueldade subjacente. É um passo corajoso em direção à recuperação, à busca de apoio e à construção de uma rede de solidariedade que não apenas apoia, mas empodera.

Portanto, não se cale. Denuncie, busque ajuda e quebre o ciclo do abuso. O silêncio é o maior aliado do agressor, mas a voz da vítima é a chave para a libertação.

Cacau Garcia - Terapeuta

Instagram: @CacauTerapeuta

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email