Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estetica - Crossfit

Crossfit

Prática auxilia no emagrecimento e na melhora da qualidade de vida

 

Todas as atividades físicas fazem bem para a saúde; por isso, é indicada para pessoas de qualquer faixa etária e condicionamento físico. Mesmo quando há necessidades físicas específicas, como no caso de pessoas idosas, sedentárias ou com alguma doença. No entanto, é importante que, antes de iniciar a prática, um cardiologista seja consultado para avaliar a saúde do coração e sejam realizados exames médicos para verificar se existe alguma contraindicação.

No caso do Crossfit, há vários benefícios ao praticar a modalidade, sendo uma opção altamente recomendada para aqueles que buscam começar uma atividade física, intercalar com outra modalidade, buscar uma forma desafiadora e gratificante de melhorar a saúde física e mental. Sem falar na perda de peso, melhora da saúde cardiovascular, aumento da massa magra, benefícios para saúde mental e a comunidade acolhedora, que fazem dessa modalidade uma escolha popular para muitas pessoas.

“Não existe contraindicação para a prática. Na verdade, trata-se de uma metodologia completa e até inclusiva. Mas é essencial que seja praticada de forma correta, pois todos os movimentos podem ser adaptados às limitações de cada um”, explica o profissional Luis Eduardo Ribeiro da Silva (CREF: 132912-G-SP).

De acordo com o entrevistado, os resultados podem ser notados logo nas primeiras semanas, pois os treinos são rápidos, onde o aluno faz força, estimula sua capacidade aeróbica, treina habilidades com precisão e flexibilidade e, claro, atrelado a uma alimentação equilibrada e saudável.

“Um dos benefícios mais comuns no Crossfit é o emagrecimento. É uma atividade com bons níveis de intensidade, você pode emagrecer mais rápido do que em outras práticas. Em um estudo publicado na publicação americana “The Journal of Strength and Conditioning Research”, em 10 semanas de treinos, os praticantes podem perder em média de 15,5% de gordura corporal”, diz Luis.

Para o profissional, há diversos fatores que influenciam para um alto gasto calórico no treinamento. Como por exemplo, estímulo do treino, tempo do treino, adaptação, aptidão física do praticante. “Alunos iniciantes, que vêm do sedentarismo ou por indicação médica, priorizamos bastante movimentos mais técnicos, menos carga e na hora do WOD (Workout of the Day, Treino do Dia), priorizamos intensidade, velocidade e boa execução. Geralmente, as pessoas saem bem cansadas do treino e o gasto calórico torna-se elevado porque não param, durante o treino. Em média, os treinos irão gastar de 600 a 1.200 calorias, podendo até passar de 1.500 calorias”, destaca.

Segundo Luis, a humanidade tem um problema real, que é o sedentarismo e suas doenças crônicas. “Imagine um mundo onde 70% das pessoas, ao invés de morrerem de doenças crônicas, terem as melhores taxas de marcadores de saúde! Saiba que, sem sua saúde, você não tem NADA, mas saudável, você pode qualquer coisa! Venha treinar conosco ou faça uma atividade física que lhe agrade e permita que você viva longos anos sem depender de ninguém”, finaliza.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email