Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qualidade de Vida - Música

Música

A influência benéfica da música e da natureza na saúde mental

 

A música exerce uma influência positiva inegável sobre nosso bem-estar, sendo capaz de alegrar-nos e motivar-nos. Da mesma forma, estar próximo à natureza, seja em momentos tranquilos ou durante o sono, tem o poder de deixar-nos profundamente relaxados e tranquilos.

Em 2022, o renomado JAMA (Jornal da Associação Médica Americana) publicou os resultados de uma revisão abrangente de 26 estudos sobre os efeitos da música na saúde mental. Esses estudos, realizados em diversos países, como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, concluíram que a música pode ser um estímulo significativo para a saúde mental, proporcionando benefícios similares aos percebidos com a prática de exercícios físicos.

O prazer de ouvir música está diretamente ligado à liberação de dopamina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e recompensa. Essa liberação pode melhorar nosso bem-estar geral, reduzir os níveis de estresse e ansiedade e aumentar os sentimentos de prazer e felicidade.

Além disso, os pesquisadores destacam que tanto ouvir, tocar ou cantar música são atividades benéficas para o indivíduo, corroborando o ditado popular "quem canta seus males espanta".

A música apresenta propriedades terapêuticas, que podem ser aplicadas em diversas áreas, especialmente na medicina. Ela vai além de partituras e instrumentos, sendo uma força vibracional que exerce ações sobre o ser humano. A pesquisa sugere que a música, em determinadas frequências, ritmos e harmonias, pode ser fundamental para o desenvolvimento da saúde mental e corporal.

Estudos demonstram que a exposição à música, mesmo durante a gestação, pode promover um maior desenvolvimento cerebral nos bebês, especialmente a partir do terceiro trimestre. A música estimula áreas do cérebro que influenciarão a aquisição da linguagem, leitura e compreensão da matemática, no futuro.

Os sons da natureza também desempenham um papel importante em nossa saúde mental. Uma pesquisa realizada por universidades chinesas analisou os efeitos dos sons naturais na redução do estresse em estudantes. Após quatro semanas de uso regular de um aplicativo de celular com sons da natureza, os participantes relataram maior bem-estar psicológico, maior capacidade de atenção e foco, e melhor memória em comparação ao grupo de controle.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da música e dos sons naturais, é recomendável utilizar sons calmos para meditar, relaxar e adormecer, enquanto músicas mais ritmadas são ideais para atividades físicas. A música clássica é conhecida por aumentar a concentração e é frequentemente utilizada por cirurgiões durante procedimentos médicos.

Embora os aplicativos de celular ofereçam acesso conveniente à música e aos sons naturais, é fundamental lembrar que a experiência real de estar em contato com a natureza é incomparável. Reserve um tempo, em sua semana, para desfrutar de um passeio no parque, conectando-se consigo mesmo e com a natureza, ao seu redor.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email