Solidariedade - 95ª Festa da Caridade
No feriado de Corpus Christi, o Lar São Vicente de Paulo abre suas portas para uma das mais tradicionais celebrações solidárias da cidade
Tatuí se prepara, mais uma vez, para viver um dos momentos mais simbólicos de seu calendário social e religioso. No dia 04 de junho de 2026, feriado de Corpus Christi, o Lar São Vicente de Paulo realiza a 95ª edição da Festa da Caridade – uma celebração que transcende o conceito de evento e firma-se como expressão viva de fé, união e compromisso coletivo.
Ao longo de quase um século, a festa consolidou-se como parte da identidade da cidade. Mais do que reunir pessoas, ela mobiliza propósitos e reafirma, ano após ano, o valor da solidariedade.
Para o presidente do Lar, Carlos Eduardo Olivier Júnior, essa trajetória carrega um significado profundo. Ele resume a longevidade do evento como símbolo de continuidade e afeto coletivo: “A 95ª edição representa tradição, credibilidade e, acima de tudo, amor ao próximo. É a prova de que a solidariedade atravessa gerações e continua viva, no coração da nossa comunidade.” E reforça que, apesar das transformações ao longo do tempo, a essência permanece inalterada: “A essência é a caridade. O objetivo sempre foi o mesmo: cuidar, com dignidade, dos nossos idosos, promovendo união e carinho.”
A programação tem início com a Missa de Corpus Christi, seguida da tradicional procissão que, saindo da Basílica Nossa Senhora da Conceição percorre as ruas da cidade até chegar ao Lar, onde toda a estrutura da festa estará montada. A partir desse momento, o espaço transformar-se-á em um grande ambiente de convivência, fé e partilha.
Ao longo do dia, o público encontrará uma programação ampla, pensada para todas as idades. As barracas gastronômicas, conduzidas por voluntários, oferecem sabores que já fazem parte da memória afetiva da população, como pastel, churrasco, bolinho de frango e doces caseiros, preparados com dedicação. A quermesse mantém viva a tradição das festas populares, com brincadeiras e momentos de convivência, enquanto as apresentações musicais ao vivo garantem a atmosfera de celebração.
Entre os destaques desta edição está a Expo Lar, que será realizada em frente à instituição, reunindo empresários e empreendedores locais, em uma proposta de integração entre solidariedade e desenvolvimento econômico. “Vejo como extremamente positiva. Aproxima o setor empresarial da causa social, cria parcerias e fortalece a sustentabilidade do Lar, a longo prazo”, destaca o presidente.
O tradicional bazar também estará em funcionamento durante o evento, reforçando as formas de arrecadação, destinadas à manutenção da instituição. Toda a renda obtida na festa é revertida integralmente ao Lar São Vicente de Paulo, impactando diretamente o cuidado diário dos idosos acolhidos. “Os recursos ajudam na alimentação, medicamentos, manutenção da estrutura e garantem qualidade no atendimento e bem-estar dos nossos assistidos”, explica Carlos Eduardo.
A edição de 2026 mantém a tradição, mas traz também novidades. Segundo ele, a festa segue em constante evolução: “Sempre buscamos inovar, trazendo melhorias na organização, novas atrações e experiências, sem perder a tradição.” A entrada será mantida com valor simbólico de R$ 5,00, com o objetivo de garantir a participação da comunidade e contribuir para com os custos da estrutura. Crianças até 12 anos não pagam.
Um dos pilares mais importantes da Festa da Caridade é o voluntariado. Cerca de mil pessoas atuam diretamente na organização. “É emocionante. São pessoas que doam tempo, energia e carinho. Sem os voluntários, essa festa simplesmente não aconteceria”, afirma o presidente.
Outro aspecto que marca profundamente o evento é o envolvimento dos idosos do Lar. A participação deles é pensada com cuidado, respeitando saúde, privacidade e bem-estar. Há um espaço reservado, mas também na liberdade para circular e acompanhar as atrações, sempre com o apoio de cuidadores. “Eles sentem o carinho da comunidade. Muitos emocionam-se ao ver tanta gente reunida por eles”, diz Carlos Eduardo.
Para ele, o momento mais marcante é justamente a união da cidade, em torno de um propósito comum: “Ver tantas pessoas unidas por algo maior é a prova de que a solidariedade ainda é um dos valores mais fortes da nossa sociedade.”
Os desafios, segundo ele, são constantes, especialmente os custos crescentes e a demanda por manutenção da qualidade do atendimento. Ainda assim, o futuro é visto com esperança: “A festa faz parte da cultura da cidade. Manter a tradição e buscar inovação é o caminho. Temos planos de ampliar, (ainda em estudo), as festividades para mais dias.”
Ao final, o convite ultrapassa o caráter institucional e assume tom humano: “Porque não é apenas uma festa, é um ato de amor. Participar da Festa da Caridade é contribuir diretamente para transformar vidas e fazer parte de algo muito maior. Quem não conhece ainda está convidado a participar. Serão muito bem-vindos.”
Bernadete do Carmo Camargo Elmec
Editora da Revista Hadar
Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar