Meio Ambiente - Outono

Outono

Uma estação de transição e renovação

 

Com a chegada do mês de março, o hemisfério sul prepara-se para receber o outono, uma estação marcada por mudanças sutis, mas significativas, na natureza. No dia 20 de março, ocorre o equinócio de outono, momento em que o sol cruza o plano do equador celeste, tornando o dia e a noite praticamente iguais em duração. Esse fenômeno marca o início oficial do outono, uma estação de transição entre o verão e o inverno.

O outono é conhecido por suas características peculiares, como a queda das folhas das árvores caducifólias, que adquirem tonalidades de amarelo, laranja e vermelho, criando um cenário de grande beleza e poesia. Além disso, é uma época em que as temperaturas começam a diminuir gradualmente, preparando o caminho para o inverno.

Uma das curiosidades sobre o outono é a sua ligação com o equinócio, um evento astronômico que marca o momento em que o sol incide de forma perpendicular sobre a linha do equador, resultando em dias e noites com aproximadamente a mesma duração em todo o planeta. Esse fenômeno ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, e é responsável pela mudança das estações.

Além disso, o outono é uma estação de grande importância para a agricultura, pois marca o início da colheita de diversas culturas, como por exemplo, as uvas para a produção de vinho. É, também, uma época de preparação para o inverno, quando muitos animais começam a se preparar para a época de escassez de alimentos, armazenando reservas de gordura ou migrando para regiões mais quentes.

O outono é uma estação de transição e renovação, marcada por mudanças na natureza e no clima. É um período de contemplação e reflexão, em que podemos admirar a beleza das folhas que caem das árvores e a preparar-nos para a chegada do inverno.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir