Fala Dr. - HPV

HPV: Prevenção, Sintomas e Tratamento

Saiba como se proteger do HPV na boca, as manifestações clínicas, e as opções de tratamento disponíveis, incluindo a vacinação gratuita pelo SUS

 

O Papilomavírus Humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, associada ao desenvolvimento da maioria dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores, em homens e mulheres. Além disso, o HPV pode provocar verrugas anogenitais e, em alguns casos, câncer, dependendo do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Sinais e Sintomas

Na maioria das pessoas, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. Em alguns casos, o vírus pode permanecer latente por meses a anos sem manifestar sinais visíveis, ou pode apresentar manifestações subclínicas, não visíveis a olho nu. A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do vírus e, consequentemente, o aparecimento de lesões. A maioria das infecções, sobretudo em adolescentes, tem resolução espontânea pelo próprio organismo em até 24 meses.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV costumam surgir entre 2 a 8 meses, mas, em alguns casos, podem demorar até 20 anos para aparecer. As manifestações são mais comuns em gestantes e pessoas com imunidade baixa. O diagnóstico do HPV é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

Tratamento

O tratamento das verrugas anogenitais consiste na destruição das lesões. Independente do tratamento, as lesões podem desaparecer, permanecer inalteradas ou aumentar em número e/ou volume. O tratamento deve ser individualizado, considerando as características das lesões, disponibilidade de recursos e efeitos adversos.

Prevenção

A vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenir a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e é indicada para vítimas de abuso sexual de 9 a 14 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com o esquema incompleto, além de meninas e meninos de 9 a 14 anos, mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, entre outros grupos.

O uso de preservativo nas relações sexuais também é importante, mas não previne totalmente a infecção pelo HPV, pois as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pelo preservativo. O exame preventivo Papanicolau é fundamental para detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero e suas lesões precursoras.

O HPV pode afetar a garganta e causar câncer de laringe

Embora seja mais frequente contrair o HPV genital, também há casos de HPV na garganta, o que muitos desconhecem, explica o médico Otorrinolaringologista, Doutor Domingos Tsuji CRM/SP 53518, especialista em Saúde da Voz, docente associado da Faculdade de Medicina da USP e Diretor Fundador do Voice Center do Hospital Paulista.

Segundo ele, a transmissão ocorre por meio do sexo oral ou contato entre bocas. A principal característica dessa infecção é o surgimento de verrugas na garganta, boca, língua ou mucosa da bochecha. A rouquidão progressiva pode ser outro sintoma, especialmente se as cordas vocais forem afetadas, podendo levar ao câncer de laringe, principal preocupação quando o vírus afeta as vias aéreas.

A prevenção é o melhor remédio. Os sintomas devem ser investigados assim que surgem. O diagnóstico do HPV na garganta requer uma avaliação otorrinolaringológica geral, complementada por uma vídeofaringolaringoscopia para visualizar a região afetada.

É possível identificar as lesões ocasionadas pelo HPV, que são geralmente características e fáceis de reconhecer, assemelhando-se a cachos de uva com pequenos pontos escuros. A confirmação do diagnóstico requer a retirada da lesão e análise histológica dos fragmentos.

O tratamento envolve a remoção cirúrgica das lesões, podendo-se associar medicações adjuvantes para aumentar a eficácia do tratamento. No entanto, podem ocorrer múltiplas recidivas, exigindo acompanhamento periódico até a total remissão da doença.

Conclusão

A prevenção do HPV é fundamental para evitar complicações, como o câncer. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, sendo fundamental para proteger a saúde sexual. Além disso, o uso de preservativo e a realização regular de exames preventivos são medidas importantes para a prevenção e detecção precoce do HPV e suas complicações.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir