Reflexão - Estelionato Sentimental

Estelionato Sentimental

Conheça os perigos e sinais para não cair no golpe

 

O estelionato sentimental continua sendo uma problemática, atualmente, e, até mesmo, pode se tornar mais comum com o avanço da tecnologia e a facilidade de conexão por meio das redes sociais e aplicativos de relacionamento. O ambiente virtual oferece uma plataforma propícia para os estelionatários passarem-se por pessoas interessadas em um relacionamento afetivo, criando perfis falsos e manipulando as emoções das vítimas.

Estelionato Sentimental é uma prática criminosa, que se configura a partir de relações amorosas e sentimentais, cujo conceito é tomado por empréstimo daquele definido no art. 171, do Código Penal, quando o agente (golpista) obtém para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento, ou seja, a vítima fica numa falsa percepção da realidade, até que o golpista consiga alcançar o seu objetivo final.

Os golpistas utilizam técnicas de persuasão e manipulação, criando uma história fictícia e conquistando a confiança das vítimas. Após estabelecerem um vínculo emocional, começam a solicitar dinheiro, presentes ou informações pessoais, com o objetivo de obter vantagens financeiras.

É importante ressaltar que o estelionato sentimental não se restringe apenas a relacionamentos amorosos, mas também, pode ocorrer em relações de amizade ou até mesmo familiares. O objetivo do golpe é sempre obter benefícios financeiros ou materiais por meio da exploração emocional.

Indivíduos praticantes desse tipo de ilícito são dotados dos "talentos" de enganar, de mentir, de burlar, de fraudar, de ludibriar, de trapacear, dentre outros. São muito inteligentes e possuem um poder de sedução visto em poucas pessoas.

Usando os "talentos" descritos acima, o "cidadão 171", inúmeras vezes estuda sua vítima e, após identificar o possível alvo, utiliza todo o seu poder de sedução para induzir a vítima ao erro (como se hipnotizada estivesse), e, assim, obtém a confiança desejada, e, desse modo, consegue auferir o lucro que almejou, em sua empreitada.

A arma utilizada no caso de estelionato sentimental, é o próprio sentimento da vítima que, por vezes, passa por um momento difícil (falecimento de um ente querido, divórcio, carência, doença, problemas psicológicos etc.). O golpista, utilizando a sua Expertise, aproxima-se da vítima e, em um curto espaço de tempo, faz promessas de amor, de construir uma vida, enfatiza que tudo o que está sendo adquirido e construído é do casal, ou seja, usa um disfarce para conseguir tudo o que almeja, faz a vítima achar que está vivendo o famoso “felizes para sempre".

Atente-se aos sinais!

Sempre contam histórias tristes. Artimanha para se conectar com a "presa";

*Utilizam nomes falsos;

*Usam fotos falsas de pessoas esteticamente bonitas e aparentemente bem-sucedidas;

*Sempre têm uma desculpa diferente para não pagar: dinheiro em investimentos ou retido por outra razão, são desculpas comuns;

*Fingem paixão. Parecem ser a pessoa perfeita para a vítima, em pouco tempo;

*Fingem querer constituir uma família, ter filhos, um lar.

Alerta

Todo indivíduo sem amor-próprio que vive buscando no outro seus valores, cai facilmente nos laços desse caçador de interesses próprios.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir