Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alerta - Alimentos

Saúde vem da cozinha 11

Alimentos saudáveis para saborear, nas férias

 

FÉRIAS – palavrinha maravilhosa com 6 letras e 1 acento. Tantas coisas acontecem nas férias. Viagens, passeios curtos, piquenique, dormir em casa de amigos, ir ao cinema, zoológico, jardim botânico, festas sem motivo, etc. Cada um inventa o que quiser fazer nas férias. É a mamãe ou quem prepara as refeições? NÃO TEM DIREITO A FÉRIAS TAMBÉM?

Claro que sim. E hoje, vou passar algumas receitinhas rápidas e deliciosas e com esse calor não precisa comer muita coisa. Algo fresco e que sustente, e claro, muito líquido (de preferência água mesmo)

Vamos lá, mãos à obra. Comecemos com o trigo para quibe. Barato, vem em apresentações de 500 gramas, mas também o encontramos a granel.

Vamos preparar um kibe ou quibe como quiserem, desconstruído. O princípio é o mesmo para todos em relação ao trigo. Hidrata-se a porção desejada em água por 15 minutos e depois é escorrido e apertado para sair todo o líquido. Lembrem-se de calcular para quantas pessoas a servir, pois 500 g rende muito.

Vamos exemplificar, trabalhando com ½ xícara que dá para 4 pessoas.

1- De abobrinha Ralar 2 abobrinhas ou filetar como se fosse espaguete com o cortador especial. Eu desprezo o miolo com as sementes. Melhor comprar abobrinha pequena que tem menos sementes e é mais tenra. Em uma boa frigideira antiaderente, passamos um pouquinho de azeite e, em fogo alto, vamos deixar as abobrinhas crocantes junto com cebola cortada fininha também. O trigo foi hidratado e espremido. Em uma boll vai o trigo, sal, alho bem picadinho e muita hortelã. Uma colher de sobremesa de manteiga ou margarina. Micro-ondas por 3 minutos, mexemos e mais 3 minutos. Misturar com a abobrinha e está pronto. Falta apenas o ajuste do sal e um fio de azeite. Pode ser servido quente ou frio, mas com esse calor, melhor em temperatura ambiente ou levemente refrigerado, sobre umas belas folhas de alface. Um fio de azeite será bem-vindo. Se gostar, pode pingar algumas gotas de limão.

2- De cenoura Mesmo processo com 2 cenouras. Ralamos bem fininho e fica ao gosto do freguês fritar ou simplesmente misturar a cenoura crua ao trigo já hidratado, sal, alho, cebola bem picadinha, hortelã e margarina. Também vai ao micro por 6 minutos, em duas etapas, misturando bem para agregar todo o sabor. Provar o sal e um fio de azeite.

3- De abóbora moranga ou cabochã mesmo procedimento, e esse sim, deve ser frito rapidamente para dar crocância à moranga. O restante é igual.

4- De beterraba Igualzinho ao de cenoura.

5- De berinjela Aí, sim, temos duas maneiras de preparo. Cortamos a berinjela em cubinhos pequenos que serão passados por frigideira em fogo alto para dourar. Para ½ xícara, uso 1 berinjela grande e macia ou 2 médias. Misturamos ao trigo que já foi ao micro e está temperado com o alho, cebola e hortelã.

A outra já dá um pouquinho mais de trabalho. Colocamos a berinjela diretamente sobre a chama do fogão e vamos virando com cuidado até que toda casca se queime. Com cuidado, sobre uma tábua de cozinha, cortamos ao meio e com o auxílio de uma colher, retiramos toda a polpa que estará cozida e com sabor defumado. Esta será agregada ao trigo cru. Vamos picar cebola, alho e hortelã, sal. Nesse caso, podemos montar em um pirex alisando a superfície e poderá ser assado tanto em forno como no próprio micro, por 10 minutos. Faça os cortes com a faca, como se usa fazer no kibe de carne, e coloque pequenos pelotinhos de margarina.

Eu acho que vai ser de grande ajuda e façam sempre, não só nas férias. É econômico, nutritivo, de preparo rápido e pode ser guardado em geladeira, por até 3 dias.

Espero ter ajudado e bom resto de férias!

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email