Bem Estar - Protetor Solar

Protetor Solar

Especialista alerta para a importância do uso diário e correto do protetor, especialmente no verão

 

A chegada do verão traz consigo o aumento das temperaturas em diversas regiões do Brasil, o que leva muitas pessoas a considerarem a proteção solar como um cuidado indispensável. No entanto, segundo especialistas, a aplicação do protetor solar deve ser um hábito diário, ao longo do ano, independentemente das condições climáticas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Cosmetologia de Campinas (SP) em 2022, revelou que 71% da população brasileira não utiliza protetor solar diariamente, apesar dos benefícios comprovados dessa prática para a saúde da pele. A pesquisa, que já teve seis edições desde 2015, abrangeu a população de 27 estados brasileiros e apontou que esse percentual é o mais baixo desde 2017.

A Dra. Flávia Addor (CRM/SP 66293), dermatologista, pesquisadora e coautora do consenso brasileiro de fotoproteção, ressalta a importância da aplicação correta do protetor solar. Segundo ela, "o ideal é aplicar o protetor ao menos 30 minutos antes da exposição ao sol, diariamente, mesmo em dias nublados, e reaplicar a cada 2 horas, na exposição solar direta. A aplicação deve ser generosa, incluindo orelhas, pescoço e nuca". Dra. Addor alerta para os danos causados pela radiação solar, que vão desde queimaduras solares até o envelhecimento precoce e o câncer de pele, responsável por mais de 300.000 casos anuais.

Além da frequência de uso, a pesquisa também revelou outros comportamentos dos brasileiros em relação à proteção solar, como a preferência por fatores de proteção solar (FPS) de 30, 50 e 60, e o fato de que 57% das pessoas que usam protetor solar não o reaplicam ao longo do dia. Outros dados indicam que 52% não utilizam filtro solar em dias nublados, 46% expõem-se ao sol apenas pela manhã, por considerarem o horário mais seguro, 12% utilizam roupas como barreiras de proteção e apenas 10% consultam um dermatologista para a escolha do filtro solar mais adequado.

Ao escolher um protetor solar, é fundamental considerar o Fator de Proteção Solar (FPS) ideal para cada situação. Este número indica por quanto tempo a pele estará protegida antes de apresentar sinais, como vermelhidão. Um bom protetor solar deve ter um FPS mínimo de 30, de acordo com os dermatologistas. Para dias de maior exposição solar, como na praia, é recomendado um FPS de 50 ou mais.

É importante ressaltar que, na prática, a eficácia do FPS dependerá de fatores como modo de aplicação, quantidade utilizada e do suor, e não apenas do número indicado. Outras considerações, como o tom de pele e o horário da exposição solar, também devem ser levadas em conta, na escolha do FPS adequado.

Uma opção adicional é o uso de protetor solar com cor, que oferece uma barreira extra de proteção, principalmente contra a luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, além de proteger contra os raios solares.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir