Cultura - Carnaval

Carnaval

Uma celebração centenária de cultura e alegria

 

O Carnaval, uma das festas mais emblemáticas do País, possui raízes que remontam aos primórdios da história do Brasil. Ao longo dos séculos, tal celebração evoluiu para tornar-se uma manifestação rica em cultura e diversidade, refletindo a identidade nacional e incorporando influências de diversas tradições.

Originado de festas pagãs que celebravam a chegada da primavera e a fertilidade, o Carnaval gradualmente mesclou-se com tradições religiosas, como o Carnaval cristão, que precede a Quaresma. Essa fusão resultou numa festa marcada pela exuberância, música e dança, que se espalhou por todo o país, adquirindo características distintas em cada região.

No Rio de Janeiro, o Carnaval é sinônimo de samba e desfiles grandiosos, enquanto em Salvador é celebrado com trios elétricos e blocos de rua. O Carnaval não se resume apenas a festas e desfiles; ele é a real expressão da diversidade cultural brasileira, incorporando elementos da cultura africana, indígena e europeia, manifestando-se de forma diversa em cada cidade e comunidade.

Além de sua importância cultural, o Carnaval também desempenha um papel significativo na economia do país, gerando empregos e impulsionando o turismo. Em 2024, o Carnaval continua a ser uma das festas mais esperadas e celebradas, no Brasil, mantendo viva a tradição de uma das maiores festas populares do mundo.

Em Tatuí, o "Tatuí Folia 2024 - O Carnaval da Família", está programado para acontecer de 1º a 13 de fevereiro, após uma pausa de três anos. Cancelado em 2023 devido a fortes chuvas, e nos anos anteriores, devido à pandemia da Covid-19, o evento está sendo cuidadosamente planejado pela Prefeitura, envolvendo diversos órgãos municipais para garantir a segurança e a boa convivência dos foliões.

A programação inclui uma série de eventos pré-carnavalescos, como exposições, projetos educativos e bailes, culminando com as festividades na Praça da Matriz, durante o Carnaval. As festividades contarão com controle de acesso, apoio da segurança pública e mobilidade urbana, além de ações de conscientização sobre saúde sexual e hidratação, devido ao calor do verão.

Os clubes da cidade também participarão das comemorações, oferecendo bailes e matinês para todos os gostos. O Carnaval de Tatuí promete ser uma celebração marcante, unindo tradição, cultura e alegria para toda a família.

O “Tatuí Folia 2024 - O Carnaval da Família” é oportunidade única para os moradores e visitantes vivenciarem a tradição e a alegria do Carnaval, celebrando a cultura brasileira, em sua forma mais autêntica. Confira a programação completa através do site da prefeitura (https://www2.tatui.sp.gov.br/2024/01/23/tatui-folia-2024-o-carnaval-da-familia-acontece-de-1o-a-13-de-fevereiro/) e das redes sociais e prepare-se para aderir a essa festa, que promete ser inesquecível!

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento Municipal de Turismo, pelo telefone: (15) 3259-4135 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir