Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dia do Médico Legista

7 de Abril, dia do Médico Legista! 

 

“No dia 7 de abril comemora-se o Dia do Médico Legista, profissional que aplica a medicina em questões legais para auxiliar a Justiça. A profissão existe desde a antiguidade e evoluiu, passando pela marginalidade – abrir corpos durante muito tempo foi considerado pecado pela Igreja Católica, a sucesso nas séries de televisão. A data foi escolhida porque em 1886 o conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo, assinou a lei que oficializou a perícia médico-legal no Brasil.”

 

A profissão

O médico legista é aquele que faz o exame de corpo de delitos em vítimas  mortais ou até mesmo nas vivas,  elaborando laudos que permitem o entendimento de qual foi o ocorrido durante o crime, apontam a causa da morte, armas utilizadas, entre tantos outros aspectos.

História

“Na Roma Antiga o corpo de Júlio César foi submetido a exame tanatológico pelo médico Antístio, que declarou que apenas um dos ferimentos fora efetivamente o causador da morte. Aliás, vem de César a origem do termo cesariana (advém de cortar).

Durante a Idade Média, diversos exames eram referidos na legislação, desde aqueles que determinavam os ferimentos em batalha, até que os julgamentos submetiam-se ao crivo médico – prática que foi suprimida com a adoção do direito germânico.

Na Renascença, ocorre a intervenção do Direito Canônico, e a prova médica retoma paulatinamente sua importância. É na Alemanha que encontra seu verdadeiro berço, com a Constituição do Império Germânico, que tornou obrigatória a perícia em casos como ferimentos, homicídios, aborto. Caso exemplo, a necropsia feita no Papa Leão X, suspeito de haver sido envenenado, em 1521.

Foi somente no século XIX que a ciência tomou novos ares e autonomia suficiente, a partir daí a evolução de técnicas e métodos de perícia continuam em crescimento e atualização técnica e científica até hoje.”

 

 

Fonte: http://portalfmb.org.br/

Imprimir Email